Jaime Lerner

Eleito pela revista norte-americana de planejamento urbano Planetizen como o segundo urbanista mais influente de todos os tempos, Jaime Lerner é amplamente conhecido por implantar um sistema de mobilidade urbana altamente inovador para a cidade de Curitiba, na década de 70. Formado na Universidade Federal do Paraná, trabalhou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e foi prefeito de Curitiba e governador do Paraná.
Mobilidade Urbana
O sistema BRT (Bus Rapid Transportation) de Curitiba consiste em ônibus articulados trafegando em vias exclusivas, com estações tubos projetados pelo arquiteto e urbanista Abrão Assad.O sistema apresentava uma eficiência próxima a de um metrô, mas com um custo de implantação bastante baixo. A solução foi replicada em muitas cidades no mundo, como Bogotá e Rio de Janeiro.
Residência do Arquiteto
“O edifício apresenta uma fachada única. Os ambientes de serviço são marcados por uma parede rebocada e pintada externamente de branco, com estreitas janelas altas. Em contraste com essa opacidade, os ambientes sociais e íntimos são marcados por um desenho similar de esquadrias formadas por montantes verticais de madeira com espaçamentos variados, vergas também de madeira distribuídas em alturas variadas, e fechamentos de lâminas opacas de madeira, em conjunto com as portas, e sobretudo painéis de vidro." Jaime Lerner
Parque Urbano da Orla de Guaíba
Intervenção a margem do Lago Guaíba, o Parque Urbano tem 56,7ha ao longo de 1,5 km. A área que inicialmente tinha sérios problemas relacionados à segurança e à degradação se transformou em um ponto de encontro qualificado para os habitantes.
Lerner deu consultoria para diversos projetos no Brasil como exemplo a rua XV de Novembro, Ópera de Arame, Jardim Botânico, Opera de Arame e entre outros.

Bus_Stops_2_curitiba_brasil.jpg

Sistema BRT- Curitiba

escritoriolerner-49.jpg

Residência do arquiteto

Parque Urbano da Orla de Guaíra.jpg

Parque Urbano da Orla de Guaíba

E aí, já ouviu falar sobre o trabalho de Jaime Lerner?
Conta pra gente e compartilhe com os amigos!