JAPANDI

forbeslife-Japandi-24fev2021-GettyImages.jpg

  O “Japandi” está cada dia mais comum no vocabulário arquitetônico e design de interiores brasileiro. O estilo une tendências arquitetônicas escandinavas e japonesas, que começou a ter destaque em 2018/2019 na Europa e desde 2020 tem tomado força no Brasil. O Japandi se baseia no minimalismo, simplicidade e organização, que são as três caraterísticas em comum entre a decoração escandinava e japonesa.

Quer explorar mais o assunto?

Continue neste post!

*Fonte: Forbes

O conceito do Japandi é uma fusão delicada entre a filosofia japonesa de “Wabi Sabi” e com o estilo nórdico “Hygge”. O Wabi Sabi significa simplicidade, rústico, beleza da idade e desgaste do tempo, portanto, o termo busca valorizar a beleza do que é imperfeito, valorizando a aceitação e a transitoriedade. Enquanto Hygge representa uma relação terapêutica de proteção e acalento entre as pessoas e o que as faz bem, contemplando a sensação de bem-estar e felicidade. A composição entre os dois termos une as cores suaves, os tons pastel para decorar as paredes e a madeira clara, luz natural, específica para a estética escandinava.

5e33b6f295459335d00643c90b822d04.jpg

*Fonte: Tua Casa

pexels-cottonbro-7408618.jpg

O Japandi agrada o público pela busca a introspecção, meditação, autoconhe-cimento, conforto e menos perfeição. Reflete a um "lifestyle" que diminui o nosso ritmo de vida, ressaltando a importância das nossas histórias e raízes, tornando nossos lares mais agradáveis com sensações prazerosas de pertencimento e proteção.  O conceito nos leva a rever nossos hábitos sociais, de consumo, de interação com nosso presente e nossas histórias.

Quer saber como aplicar o Japandi em sua casa?

Confira as 5 dicas abaixo:

*Fonte: Pexels

1. PALETA DE CORES

Use e aplique em paredes e objetos paletas de cores neutra. Os tons claros variam entre a cartela de brancos, cinzas, areia, bege e rosa pálido. A cor mais utilizada nas paredes é a branca em conjunto com objetos decorativos com os tons neutros e cores mais escuras como ocre, azul, verde e cinza acastanhado.

pexels-eva-elijas-6584789.jpg
pexels-eva-elijas-6569109.jpg
pexels-eva-elijas-6569283.jpg

*Fonte: Pexels

2. MATERIAIS

A palavra-chave para o Japandi é NATURAL. O estilo prioriza o uso de matérias primas naturais, como bambu, vime, rattan, além da terracota, cerâmica e cimentos. A matéria prima é respeitada, tradicionalmente são foscas e/ou levemente acetinadas. Além disso, decorações em crochê tricô, linho, algodão e demais estofados são muito bem-vindos no estilo Japandi.

pexels-eva-elijas-6952411.jpg
pexels-tara-winstead-6692144.jpg
pexels-eva-elijas-6952648.jpg

*Fonte: Pexels

3. MOBILIÁRIO

O Japandi busca seguir o minimalismo, logo, são utilizados poucos móveis e  apenas objetos úteis são armazenados, sem acúmulo de itens desnecessários.  A simplicidade vem através de como a mobília é empregada no ambiente, sempre de forma discreta e harmônica. O estilo valoriza peças e móveis apresentam algum significado e valor afetivo. Contemplar a beleza de peças artesanais, móveis antigos, ou garimpados em lojas de antiquários é muito importante para o estilo.

pexels-maksim-goncharenok-4352247.jpg
pexels-cottonbro-7408630.jpg

*Fonte: Pexels

A iluminação natural valoriza os elementos naturais adotados no Japandi.  Valorize as entradas de luz em cada ambiente, troque tecidos de cortinas pesados por mais leves e translúcidos. A iluminação natural é valorizada pela capacidade de proporcionar sensações de bem-estar, disposição e alegria.

4. ILUMINAÇÃO
    NATURAL

pexels-pnw-production-8251299.jpg
pexels-pnw-production-8251291.jpg

*Fonte: Pexels

5. CANTINHO
    VERDE

As culturas escandinavas e japonesas adoram o cultivo de plantas. A dica é decorar os ambientes internos com folhagens como a espada de São Jorge, Peperômia, Ficus Lyrata, Hera, Zamioculca  e algumas plantas secas como o Capim dos Pampas.

pexels-daria-shevtsova-3644742.jpg
pexels-cottonbro-7404942.jpg

*Fonte: Pexels

Referências: @CasaVogue

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos!