Tendência de cores 2022

pexels-thirdman-5582867.jpg

As tendências arquitetônicas estão em constante mudança, assim como os revestimentos, padrões em MDF e as cores. Essa mudança acontece conforme redefinimos nossas vidas e elevamos nosso desejo de bem-estar. A pandemia fez com que as pessoas buscassem ambientes mais acolhedores e confortáveis em vez de ambientes frios. Buscando obter uma perspectiva positiva, começaram a surgir espaços com mix de estilos, formas orgânicas, decoração e cores, trazendo resiliência e flexibilidade para adaptar à nova realidade.

No processo de transformar os locais que vivemos na estética comfy, a escolha das cores influencia diretamente a sensação e o comportamento do usuário.  Os usos de determinadas tonalidades resultam em diferentes significados que abrangem campos como a psicologia e simbologia, que vão além das preferências estéticas. Na arquitetura, as possibilidades de combinações são infinitas e são fundamentais para intensificar ou diminuir a presença de elementos, facilitar ou complicar a leitura do ambiente como um todo.

Quer saber mais como as cores podem influenciar? Confira abaixo!

pexels-pixabay-159045.jpg
pexels-aleksandar-pasaric-2443590.jpg

Criar uma paleta de cores é uma possibilidade de gerar diferentes sensações na percepção do espaço.

Como referência buscamos paletas de cores da Suvinil, Coral e Sherwin Williams que serão forte tendência em 2022.

O estudo da Teoria das Cores de Joahnn Wolfgang Von Goethe mostra que as cores quentes, vermelho, amarelo e laranja, são dinâmicas e causam sensação de conforto e estímulo nas pessoas, enquanto as cores frias, verde, roxo e azul, possuem efeito suave, acalmante e estático. Para se aprofundar no tema, recomenda-se o livro Psicologia das cores da autora Eva Heller, aborda a relação das cores com nossos sentimentos e mostra como as duas coisas não se combinam por acaso, já que as relações entre ambas não são apenas questões de gosto, mas sim experiências universais profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento.

pexels-thirdman-5582594.jpg

A coleção “Brasil em Cores” é fruto da colaboração entre Suvinil e o ateliê brasileiro Mattricaria, que realiza um trabalho experimental sobre plantas tintoriais e suas regiões de origem. Foram desenvolvidas 6 paletas de cores: Amazônia, Caatinga, Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa.

01. SUVINIL

Amazônia

AMAZONIA.png

Mata Atlântica

MATA ATLÂNTICA.png
CAATINGA.png

Caatinga

Pampa

PAMPA.png

Cerrado

CERRADO.png

Pantanal

PANTANAL.png

A coleção da Coral explora quatro paletas de cores e como estas buscam transformar um ambiente. A coleção se divide entre cores para ambientes multifuncionais, ambientes inspirados na natureza, refúgios criativos e ambientes iluminados.

02. CORAL

Cores para Ambientes Iluminados

CORAL - CORES P AMBIENTES ILUMINADOS.png

Cores para Ambientes Multifuncionais

CORAL - CORES P AMBIENTES MULTIFUNCIONAIS.png

Cores para Ambientes Inspirados na Natureza

CORAL- CORES PARA  AMBIENTES INSPIRADOS NA NATUREZA.png

Cores para Refúgio 

CORAL- CORES PARA REFÚGIO.png

A coleção MODO da Sherwin Williams possui 40 cores super atuais refletidas em quatro paletas únicas, feitas para dar boas-vindas a cada transição maravilhosa. A paleta Maneira é composta de tons terrosos. A paleta Original aposta em tons escuros e profundos. A paleta Dreamland demonstra como os tons perolados, verdes recém-germinados, rosas luxuosos pode compor um espaço onde novas ideias floresçam. E a paleta Ocasional é uma brincadeira com as cores primárias  fim de evocar a memória afetiva do que passou e do otimismo persistente do que virá pela frente.

03. Sherwin
Williams

Maneira

Original

COLORMIX- ORIGINAL.png
COLORMIX- MANEIRA.png
COLORMIX- DREAMLAND.png

Dreamland

COLORMIX- OCASIONAL.png

Ocasional

Quer saber como aplicar as cores tanto no exterior como no interior do seu lar? Confira os projetos abaixo!

1. EDIFÍCIO RAVENNA

Para o estudo de cor da fachada do condomínio Ravenna foram selecionados tons neutros a fim de trazer suavidade e leveza ao edifício.

OVELHA + CINZA ASFALTO.jpg
OVELHA + PONTE PÊNSIL.jpg
OVELHA + PRATA ENVELHECIDO2.jpg

Antes     x      Depois

IMG_20190906_124616052_HDR.jpg
IMG_20190225_115856362.jpg

2. CASA G&W

No projeto da casa GW, sugerimos tons terrosos e o terracota foi o escolhido para harmonizar com a parede de tijolinhos do hall de entrada e as esquadrias de madeira.

IMG_20190311_112419217.jpg
IMG_20190311_113423057_HDR.jpg

3. CASA BMH

Durante a fase de estudos de fachadas da residência BMH, utilizamos cores fortes e alegres, como verde mar e amarelo para compor com a parede de tijolinho e o concreto aparente. 

WhatsApp Image 2021-03-04 at 15.17.35 (2).jpeg
WhatsApp Image 2021-03-02 at 17.38.25.jpeg

4. DORMITÓRIO LG

A proposta do dormitório LG se baseia em uma paleta de cores inspirada na natureza. As tonalidades de verde foram aplicadas buscando criar um ambiente que remete a juventude, renovação e esperança. O piso em assoalho de madeira valorizou a proposta, pois contrasta com as cores escolhidas.

02 MARCA D'ÁGUA.png
01 MARCA D'ÁGUA.png

5. LAVANDERIA MM

Assim como a proposta anterior, para esta lavanderia usamos uma paleta de cores inspirada na natureza. A aplicação da cor verde no mdf, garante tranquilidade ao ambiente de trabalho. Enquanto os tons terrosos e as formas orgânicas criam uma dinâmica dentro do ambiente.

8.jpg
6.jpg

E aí, gostou do conteúdo? Conta pra gente!
E não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Referências: @Sherwin Williams